Os pallets de metal vem suprir todas as necessidades onde o pallet de madeira e o pallet plástico não podem atender. Muitos aspectos podem definir se a melhor solução é o pallet de metal, e o mais comum deles é a carga suportada (carga estática e/ou dinâmica).
Pela própria característica da matéria-prima, o plástico e a madeira não possuem a mesma resistência do metal, por conseqüência, um pallet de metal tem condições de suportar uma carga muito superior ao similar de madeira ou plástico. Eles são praticamente inquebráveis. Outra vantagem é que não existem pregos salientes, o que costuma causar graves acidentes.
Orçamento na Hora
Falando ainda nos pontos positivos, vale ressaltar que em alguns casos específicos, eles podem ser reparados ou fornecidos com contrato de manutenção assegurado, ou ainda garantia por tempo pré-estabelecido.
É comum também o uso de pallets de metal em ambientes onde somente produtos não inflamáveis podem estar presentes, pois o metal não se incendeia. Ele leva vantagem também quando analisado no aspecto de alteração devido à exposição ao tempo e raios solares (UV).
Os pallets plásticos que fornecemos são fabricados pelo processo de injeção plástica. Este processo possui algumas características vantajosas como rapidez na produção, qualidade de acabamento, baixo custo/peça entre outras. Por outro lado, a utilização de uma matriz (molde) seu processo não permite muitas alterações no produto, como por exemplo medidas especiais, pois seria necessário um novo molde, que torna-se inviável na maioria dos casos.
Já os pallets de metal, assim como o de madeira, possibilitam a confecção em medidas diferentes do padrão PBR (1,0 x 1,2 mts). Isso porque no processo de fabricação são unidas (geralmente pelo processo de solda) as “barras”, que essas podem ter tamanhos diversos, resultando em pallets com uma infinidade de medidas/dimensões. Claro que não é um processo tão simples, dificultando no caso de pequenas quantidades, porém as possibilidades são maiores do que no caso da injeção plástica.
Existe hoje uma infinidade de opções de armazenamento em ambientes diferenciados, como câmara fria (câmara frigorífica), e assim como os pallets de plástico e/ou metal, é comum encontrar nestes ambientes, rack e as tradicionais estantes para câmaras frias.
Pallet de Alumínio
O pallet de alumínio é muito utilizado principalmente em áreas refrigeradas (câmara fria e/ou câmara frigorífica), e por conseqüência muito comum de ser encontrado na industria alimentícia, farmacêutica entre outras. O processo de higienização do pallet de alumínio é muito simples. É inclusive uma das recomendações da Anvisa em algumas de suas normas para determinados setores da indústria sob inspeção deste órgão. Sempre há o risco de contaminação do pallet, o que é extremamente minimizado quando falamos de pallet de metal ou de plástico (o pallet de madeira freqüentemente é submetido ao processo de fumigação).
Os especialistas costumam dizer que o pallet de metal (assim como o de plástico) é difícil de ser contaminado, e fácil de ser descontaminado.
Geralmente fabricado com perfis tubulares, utilizando ligas nobres, que resulta num produto que suporta cargas de peso elevado. Pode ser feito com 2 ou quatro entradas.
Pallet de Aço
Geralmente fabricado em aço galvanizado, o pallet de aço pode ser fabricado para uso com empilhadeira ou mesmo o carrinho paleteiro. O pallet de aço pode ainda ter 2 ou 4 entradas, dependendo do uso que será feito.
Os pallets de aço, assim como seus similares de madeira ou plástico, dependendo de suas características, pode ser utilizado em estruturas porta-pallets. O porta pallet é uma estrutura metálica de grande porte, que possibilita um maior aproveitamento vertical do espaço de armazenagem.
Um acessório muito utilizado com este produto são as gaiolas para pallets. Este é um acessório muito comum de ser visto em conjunto com os pallets em diversos segmentos da indústria em geral.